A Quinta

A nossa história

Desde 1846 a fermentar
os melhores vinhos

Somos uma empresa familiar produtora de Vinho do Porto há já cinco gerações. No século XIX a marca foi criada e nasceu a Quinta do Bom Dia.

Anos mais tarde da criação da marca, devido à devastação das vinhas pela filoxera, a empresa passou por um período de instabilidade financeira resultante dos anos sem produção. Foi neste momento que José Ermelindo, nosso bisavô se viu a braços com a difícil decisão de vender a marca, por forma a replantar todas as vinhas da família focando-se novamente na produção, envelhecimento e venda de Vinho do Porto à pipa.

(clique na imagem para ver com mais detalhe)

A Quinta do Bom Dia adquiriu novos armazéns e equipamentos lançando a família de volta ao negócio de engarrafamento de Vinho do Porto e, mais tarde, nos Vinhos do Douro.

Todos os nossos vinhos são produzidos com uvas das quatro quintas da família que ocupam quase 25 hectares no Vale do Douro. As quintas localizam-se perto de Sabrosa o que permite que a empresa produza diferentes vinhos de ano para ano, mantendo a qualidade.

A Quinta do Bom Dia tem três adegas. Duas mais pequenas estão localizadas na Quinta da Fonte e Quinta da Água Alta.
Os lagares da Quinta da Fonte encontram-se por baixo da casa da família em Celeirós do Douro. O objetivo destes era vinificar os Portos Brancos que provinham da vinha da Quintafonte e também vinificar as melhores uvas para Porto que vinham da Quinta do Roncão Pequeno e do Fojo Velho. Ambas as adegas encontram-se inativas e apenas nos anos muito especiais se produzem um ou dois lagares com pisa a pé.

 

A maior adega e mais importante adega localiza-se em Sabrosa, na zona industrial. Ainda que estes novos lagares tivesse sido idealizado em 2008 devido à necessidade de aumentar o portefólio e o espaço de armazenamento de garrafas de Vinhos da família, apenas foi construído em 2010. O espaço está equipado com a mais recente tecnologia de Produção de vinho, controlo de temperatura, laboratório, máquinas de engarrafamento e rotulagem e espaço para armazenar 200000 litros em tanques de aço inoxidável e 35000 garrafas de vinho.

Também a Quinta da Água, em Gouvinhas, perto do Pinhão, tem um pequeno lagar em granito. Apesar de estar inutilizável desde 2010 devido ao seu tamanho, foi nele que foram vinificados alguns dos nossos vinhos mais importantes, tais como o LBV 2008 e o Vintage 2009.